sexta-feira, 24 de outubro de 2014


Declaração do candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves
Rio de Janeiro (RJ) - 24-10-14


Hoje vou pedir a compreensão de vocês. Vou fazer apenas uma declaração, em razão da relevância do tema. Hoje, a revista Veja publica na sua capa uma matéria onde há uma acusação do doleiro Youssef em relação a todas as denúncias de corrupção ocorridas na Petrobras agora, depois de sucessivas denúncias que o Brasil vem acompanhando com perplexidade, indignação, ao longo de todos esses últimos meses.
Hoje, a revista Veja reproduz um trecho do depoimento de Youssef, que diz que a presidente da República Dilma Rousseff e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sabiam do esquema de corrupção. A denúncia é extremamente grave. A delação premiada, como sabemos, é um instrumento que apenas assegura benefícios a quem a faz se vier acompanhada de informações ou comprovações a partir daquelas denúncias, é preciso que essas informações ou que essas comprovações venham.
Mas é preciso que alertemos, porque a primeira etapa dessa delação feita por Paulo Roberto, uma delação feita junto ao Ministério Público, o Supremo Tribunal Federal a homologou. Portanto, acreditando nas informações que ali foram prestadas. Agora, na mesma direção, as informações que se tem é que o Supremo Tribunal Federal caminha também para homologar essa delação premiada. É algo extremamente grave. Já vínhamos denunciando há muito tempo esses supostos desvios na Petrobras e agora tudo isso culmina com essa informação prestada pelo senhor Youssef. 
Determinei que hoje o PSDB ingressasse na Procuradoria Geral da República solicitando que essas investigações sejam aprofundadas em razão da sua gravidade, chamando a atenção ainda para uma parte do depoimento do senhor Youssef, que diz que um dos coordenadores da campanha do PT solicitava que fosse repatriado, portanto, que retornasse ao Brasil, R$ 20 milhões para a atual campanha eleitoral.
Se comprovado isso, é a confirmação de que houve operação de caixa dois na atual campanha presidencial do PT. Repito, é algo extremamente grave, que tem que ser confirmado, mas é preciso que seja também apurado. No PSDB, e posso garantir aos senhores e todos aqueles que nos acompanham, estaremos absolutamente vigilantes, acompanhando o desenrolar dessas investigações, qualquer que seja o nosso papel no futuro. O que posso garantir é que, se eleito presidente da República, essas investigações aí sim serão ainda mais aprofundadas. O Brasil merece uma resposta daqueles que hoje governam o Brasil.
Infelizmente, até agora a única manifestação do PT foi pela censura. Foi pela retirada de circulação da maior revista nacional. Essa não é, certamente, a resposta que os brasileiros aguardam, e o TSE negou provimento a essa solicitação do PT. Não se trata de impedir a divulgação. O que o Brasil aguarda são esclarecimentos cabais e definitivos a partir dessas informações e dessas acusações. Essa é a declaração que eu tinha que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger